A Universidade Harvard poderá salvar o seu negócio.
- Emmanuel Lima

- 5 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Como que você, empresário, poderá diminuir a inadimplência e trazer clientes para o seu negócio com um dos métodos mais eficazes de negociação.

A pandemia trouxe consigo uma onda de desafios sem precedentes para o setor empresarial. Um desses desafios mais permanentes é a crescente inadimplência que assola muitos setores da economia brasileira, em especial o comércio e o setor de serviços. Entretanto, há formas de reverter essa situação de forma mais rápida e eficiente e ela passa pelo Método de Negociação de Universidade de Harvard.
Primeiro de tudo é necessário planejar e verificar a situação de uma forma ampla para encontrar pontos comuns para propor um bom acordo, para isso podemos iniciar observando qual a zona de um possível acordo (ZOPA) e qual a melhor alternativa fora daquela negociação (MANA). A preparação é indispensável para conseguir encontrar êxito na negociação.
Passando a fase de preparação, esse é o momento de separar as pessoas dos problemas, isto é, tentar observar as questões para além do que elas aparentam. Identificar os objetivos pessoais e os da outra parte influencia a escolha de estratégias de forma direta e indireta e está atrelado ao sucesso da negociação.
Seguindo essas duas etapas é chagado o momento de negociar. Esse é o momento de escutar, interpretar e buscar construir soluções criativas com a outra parte, buscando amarrar juridicamente tudo que ali seja decidido, traduzindo-se em um contrato viável e exequível para ambas as partes.
Buscar o apoio de um profissional que consiga atrelar o conhecimento técnico do direito com a várias matrizes de negociação será o diferencial para que seu negócio possa reaver valores que até então eram considerados como perdidos.

Emmanuel Lima
Graduando em Direito pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB.
Possui formação complementar em Negociação em Harvard, Cambridge/EUA, pela CMI Interser através do curso “Theory and Tools of the Harvard Negotiation Project”, na qualidade de bolsista. Além de possuir formação em Compliance pela Fundação Getúlio Vargas - FGV.



Comentários